Fé que move montanhas?
- Luciana Carlos
- 24 de jan.
- 9 min de leitura
A fé do tamanho de um grão de mostarda, como Jesus disse, pode dizer a este monte, levante-se e se jogue no mar e isso acontecerá. (Mateus 17:20).
Por que um grão de mostarda? Porque é uma semente híbrida que não pode ser misturada a outra no plantio ou nem ela, nem a outra germinará. É uma semente especial, que, apesar de pequena, cresce e se torna uma das maiores hortaliças.
Como obter fé?
“A fé vem ouvir e ouvir a palavra de Deus”
Não há outra maneira. Deus deu a cada um de nós uma mesma medida de fé, cabe a cada um fazê-la ganhar força.
Sem fé, você não tem cura, não tem palavra, não tem consolo, não tem descanso, porque ela é a base de tudo. Ter fé é acreditar, mesmo sem ter visto nada visível. É acreditar que o peixe era enorme e que engoliu Jonas, que Pedro andou sobre as águas, que o cego e o paralítico foram curados.
Está tudo lá, foi registrado e testificado, então o que precisa mais acontecer para você começar a acreditar de todo o seu coração? A disposição de ler a Bíblia, seja qual a parte que preferir, com o coração aberto e pronto, entendendo que é Deus falando ali através dos profetas, apóstolos e escribas.
Muitas vezes você terá a “impressão” de que certa passagem foi para você. E foi mesmo, porque Deus fala conosco através da palavra, e ela se renova sempre. Você vai ler o mesmo versículo milhares de vezes e ele sempre se mostrará como um ensinamento, puxão de orelha ou ato de amor diferente em cada vez.
Sempre ore antes de começar a ler a Bíblia. Peça a Deus discernimento e sabedoria para ler as suas palavras.
Tiago 1:5 diz: “Se alguém de vocês carece de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente e sem censura, e lhe será concedida”.
O que é Fé?
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova daquilo que não vemos nem sentimos” Hebreus 11:1
A FÉ É GERADA QUANDO OUVIMOS, COMPREENDEMOS E ACEITAMOS A PALAVRA DE DEUS.
Sua fé cresce de forma contínua e abundante se você manter o foco na palavra de Deus, assim, ela vai servir de refúgio para outras pessoas.
Lembro das passagens do barco e a tempestade no evangelho, em que Jesus acalma a tempestade enquanto dormia. Ou quando ele vem caminhando sobre as águas ao encontro dos seus discípulos no barco.
No vento contrário, Deus te guia para um novo nível de relacionamento com ele. Veja que na passagem, Jesus libera apenas uma palavra e Pedro crê que pode andar sobre as águas a anda até perder a fé. Mas depois que Jesus estende a mão e o pega, antes dele afundar. A Bíblia não fala como eles voltam para o barco. Mas sabemos que com certeza, eles voltam andando. Com Deus, tudo é possível, porque Ele é o Deus do impossível.
O barco estava, segundo historiadores, a uns 6 ou 7 km de distância da margem num lago que tinha mais ou menos 11km, ou seja, estava muito longe da margem e já mais da metade do caminho. Deus manda você andar para mais longe, ir mais fundo, mas ele sempre estará lá com você e por você. Basta você ter fé que ele te ama e de sua Bondade infinita, porque Deus é eterno.

É na sua dificuldade que ele te molda, na sua fraqueza que ele te faz forte. Nada é por acaso, e nem sempre é o que Ele deseja, mas nós estamos num mundo reinado por Satanás e este só deseja morte e destruição. Por isso, a cada dia se torna mais urgente que pessoas se convertam e se unam a outras em oração para que vençamos este mundo e sejamos todos salvos.
Deus quer o puro e o impuro. Ele que o bom, o mal, o assassino, o julgador, o amante... Não importa, ele quer salvar todos os seus filhos, mas precisa que eles se arrependam e clamem por ele.
Vamos voltar ao início da Bíblia, para ilustrar um pouco mais o assunto.
Em Gênesis, na criação do mundo, o verbo criar em origem na palavra BARA, que quer dizer criar, formar a partir do nada. Deus cria tudo que há no mundo somente liberando uma palavra, um verbo...
Ele diz “Haja luz” e houve luz.
Depois Deus cria Adão e Eva e dá um limite a eles, como todo pai faz com seus filhos. Eles tinham um monte de árvores para se alimentar de seus frutos e tudo que precisavam no Jardim do Éden. A única que não podiam comer era o fruto da árvore do bem e do mal.
Por que Deus fez isso? Porque ele não quer robôs. Ele quer homens, que se relacionassem com ele por amor a ele.
Quando a serpente fala a Eva do fruto, ela faz uma sugestão. - Deus fala, não comeis dessa árvore. – Mas observe que quando ela responde a serpente, ela diz: “Vocês não devem comer dele, NEM TOCAR NELE, para que não venham a morrer. (Gn 3:3)
Eva acrescentou o tocar na frase, então neste momento, a serpente usou o medo dela como sugestão, para entrar em sua mente e dizer que nada aconteceria a não ser o fato de que seriam como Deus, também passariam a conhecer o bem e o mal.
Eva começa então a usar seus sentidos humanos: “Vendo a mulher que era boa para se comer, agradável aos olhos e a árvore desejável para dar entendimento.” Gn3:6
Comeu o fruto e também deu a seu marido. Veja que ela não preciso gritar por Adão porque ele estava a seu lado e, simplesmente assistindo a tudo, permitiu que ela pecasse, não porque ele também não quisesse, mas porque não tinha a mesma coragem de Eva.
Foi nesse momento que eles morreram espiritualmente. Se separaram de Deus, porque obedeceram a serpente e passaram a ser servos (escravos) dela, ou seja, de Satanás. Como Deus havia dado a eles a governança do mundo, ela passa ao Diabo já que eles se tornam escravos nele nesse momento.
Romanos 6:16 Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?
Deus então expulsa os dois no jardim... Por quê? Para que não comessem da árvore proibida e vivessem eternamente pecando, sem chance de salvação.
E é aí que começa a chave para muita coisa, o maior inimigo da fé: a falta do perdão.
Ele deu uma chance a Adão para pedir perdão quando o perguntou o que ele fez, mas ele escolheu culpar a Eva e Eva culpou a serpente. Tudo podia ter parado aí se eles simplesmente se arrependessem e pedissem perdão a Deus. O mundo seria perfeito tal como Deus o fez. E eles teriam organizado a desordem fora do jardim do Éden que estava entregue a Satanás, porque eles tinham o poder de governar sobre tudo como Deus falou ao cria-los.
Gênesis 1
26 Então Deus disse: "Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão".
27 Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem,
à imagem de Deus os criou;
homem e mulher os criou.
28 Então Deus os abençoou e disse: "Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão".
Veja que Eva nem tinha olhado para a árvore até a sugestão da serpente...
Agora, pensando em nossos dias. Como obedecer a Deus? Meditar em sua palavra dia e noite até que elas estejam gravadas em nossos corações. Porque é através dela que Deus fala conosco.

Noé nunca tinha visto chuva na vida, nem sequer sabia o que era dilúvio, mas teve fé. Obedeceu e construiu a arca em obediência a Deus. Ele foi tido como tolo por todos até o dia do dilúvio, quando deus fechou a porta e tudo que existia fora da arca deixou de existir. Noé tinha uma fé genuína e inabalável, assim como outros como Daniel (salvo na cova dos leões), Raquel (que era estéril e teve filhos), Davi (que fui ungido Rei e só governou cerca de 15 anos depois) e Abraão, o pai da fé (história que vale a pena ser lida em Gênesis, tendo seu ápice no capítulo 22).
Por que comecei pela fé?
Porque para que suas orações tenham força, você precisa acreditar que irão se realizar, precisar crer que Deus é bom, é justo, é perfeito e que “tudo coopera para o bem dos que amam a Deus”, mesmo quando é orquestrado pelo Diabo, ainda temos fé que tudo terminará bem, como Deus nos promete em sua Palavra.
Para ser curado, você precisa ter fé, para se proteger dos inimigos, você precisa ter fé que Deus te justificará.
Há pouco tempo, fui muito injustiçada por uma pessoa. Eu ia falar meu lado, tentar mostrar que a pessoa estava sendo injusta e Deus falou comigo (quando digo isso, não é sempre uma voz, mas uma palavra que vem a meu coração): o justo não se justifica.

Eu esperei e tudo aconteceu para que a pessoa visse que ela estava errada, não sei se ela se deu conta disso, mas eu senti em meu coração e Deus me lembrou de um versículo:
E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Atos 13:39
Deus me justificou sem eu precisar dizer nada, ele mostrou e deu a César o que é de César. É assim que funciona quando andamos próximos a Deus, ele nos dá a direção, corrige nossas rotas, nos corrige quando erramos, nos aconselha quando estamos em dúvida. Tenho cada dia aprendido mais a pedir ajuda a ele em primeiro lugar, porque é assim que deve ser.
E não é só para coisas grandes não, Deus quer nos ajudar em tudo, nas pequenas coisas... Na vaga mais próxima a porta, na fila do mercado que você quer que esteja pequena hoje porque está mais cansada que o normal, se você remarca uma aula ou um exame ou não, se você deve confiar em uma pessoa ou não, te ajudando a achar seus óculos de perto que você vive perdendo, ou aquele pingente preferido que caiu no chão do quarto em algum lugar. Ele quer estar com você o tempo todo, tal como somos com nossos filhos quando eles nascem. Todo minuto é importante.

Voltando para a fé....
Agora pense no que falei: o maior inimigo da fé e a falta de perdão. Perdão é um mandamento e ordenança de Deus.
Efésios 4:32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Como Deus vai nos ouvir se não perdoarmos e não pedirmos perdão?
Falta de perdão (é o maior inimigo da fé) – mágoa, rancor, raiva, ranço, ódio.... Não adianta usar palavras que disfarçam, a falta de perdão se acha em todas elas.
Você precisa liberar perdão (perdoar) e pedir perdão, mesmo que não tenha feito nada. A libertação é para você. Se o outro receber, excelente para ele.
O ideal é que você peça perdão a pessoa diretamente, ou tente conversar e se entender com ela seja lá o que ela tiver acontecido. Mas se ainda é demais para você, ore por ela, peça a Deus que te ajude a perdoar e também peça a ele que a perdoe.
Mt 6:14 Pois os que perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai Celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhe perdoará as ofensas.
Para se ter saúde, cura e ouvir a Deus, temos que liberar o perdão.
Inicie um desafio. Pense em todas as pessoas que você precisa pedir perdão e aquelas que precisa perdoar e comece a fazer isso hoje e sua vida começará a mudar radicalmente. Deus vai agir de forma inesperada em sua vida e seus caminhos serão endireitados por ele.
Ore, perdoe, peça perdão, se arrependa dos seus pecados do dia a dia, mesmo aqueles pequenos como fofoca e maledicência, como os palavrões que falamos (que dão brecha ao Diabo em nossas vidas), como pensar mal de alguém, a raiva de alguém que te deu uma fechada, qualquer coisa. Nós pecamos muitas vezes em um dia, mas basta que nos ajoelhemos em nosso quarto, peçamos perdão ao Pai, que nos vê em secreto e Ele nos perdoará. Porque ele é o Pai que nos ama muito mais do que possamos sequer imaginar amar alguém.
Lm 4:22-23 Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!
Ele se tornou carne e nos salvou, levou sobre si todos os nossos pecados. Ele sofreu, foi condenado, mal tratado e crucificado, tudo para nos salvar no reino das trevas e nos transportar para o reino de seu filho amado.
Você já imaginou sentir a dor, não somente física, mas a dor de ser injustiçado, maltratado, machucado por aqueles que ama e a quem veio salvar?

Quando penso em tanto que Jesus sofreu, me dói o peito e lágrimas enxarcam minha vista. Não consigo sequer ver filmes que retratam isso depois que virei cristã de verdade. Eu sinto dentro de mim aquela dor e peço perdão e agradeço por ele me salvar todos os dias. Louvo a ele todos os dias, agradeço ao acordar e ao adormecer, em vários momentos converso com Deus em meu dia. É o que faço para que ele se alegre e me conceda a sua glória e graça, apesar de eu não merecer.
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele, fossemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21
Obrigada Senhor por me amar tanto!
Eu te amo.
Luciana
A FÉ É GERADA QUANDO OUVIMOS, COMPREENDEMOS E ACEITAMOS A PALAVRA DE DEUS.
Deus festeja mais por um pecador que o aceita do que por muitos justos que não se arrependem.










Quanto mais eu leio o evangelho, mas se solidifica a minha fé! O pensamento constante em Deus e nas verdades passadas para nós, através da palavra, transformou a minha vida numa via de confiança e liberdade. Estou livre porque obtenho sempre o perdão das minhas faltas , pois ,hoje, imediatamente, a consciência desperta e peço perdão.
Da mesma forma perdôo às pessoas que me ferem de alguma forma, imediatamente! Não preciso pensar, perdôo! Muito bom o texto! Uma reflexão reveladora!